data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Tiago Coutinho (Arquivo Diário)
Os locais próximos aos colégios têm movimentação intensa de pedestres e de tráfego de veículos, principalmente nos horários de entrada e saída dos estudantes. Nestes momentos, a ausência de sinalização agrava o processo. A empresária Aline Nascimento é uma das mães que estão de olho na situação. Ela comenta que a falta das faixas de pedestres na frente da Escola Nossa Senhora de Fátima preocupa os pais e que existe a necessidade de fiscalização diária nos horários de maior risco para as crianças. As faixas existiam, mas devido às obras de recuperação do asfalto na avenida, foram encobertas pelo novo asfalto.
- É preciso conscientização. Acredito que, com a ausência das faixas de pedestres, algum guardinha ou fiscal devesse ficar orientando as crianças na chegada e saída das aulas. Isso preocupa a gente cada vez mais, pois até quando tem faixa de segurança, alguns motoristas não respeitam, imagina sem - conta a mãe.
Vagas provisórias para estudantes da UFSM estão esgotadas em Camobi
SEGURANÇA
Segundo o superintendente de Trânsito e Transporte, Roberto Almeida, as faixas de segurança ainda não estão pintadas porque o asfalto precisa de um tempo de descanso até receber a tinta.
- Se esse tempo não for respeitado, a tinta será absorvida pelo asfalto, necessitando nova pintura. Acreditamos que logo seja possível concluir a pintura da sinalização - diz Almeida.
Segundo ele, já existe um acompanhamento na entrada e saída das escolas:
- Em função de não termos efetivo suficiente para acompanhar, diariamente, todas as escolas, nós revezamos agentes de trânsito nas entradas e saídas de maior movimento, priorizando aqueles colégios que tenham alunos com necessidades especiais, como é o caso da Escola Patronato - explica.
Após ação do Conselho, concurso para médico e dentista é suspenso em Santa Maria
Segundo a prefeitura, as obras estão ocorrendo conforme o prazo determinado e a sinalização será executada até o final deste mês. A obra, que foi dividida em 3 fases, custou aos cofres municipais, cerca de R$ 3 milhões e ficou a cargo das empresas Cotrel Terraplenagem e Pavimentações e Della Pasqua Engenharia.
APOIO DE FISCAIS DE TRÂNSITO
Escolas que recebem fiscalização do Departamento Municipal de Trânsito na entrada e saída de seus alunos:
- Pallotti
- Fátima
- Santan'na
- Marista Santa Maria
- Duque de Caxias
- Centenário
- Coração de Maria
- Medianeira